Curso básico para resolver problemas e tomar boas decisões – Ken Watanabe

Postado em: 1 de dezembro de 2011

Meu programa preferido na hora do almoço: Passar tempo com os produtos da Saraiva.

Com isso já tenho uma lista de  “próximos livros” e conheço todos os vendedores.

Dias desses estava curtindo meu tempo livre quando me deparei com esse manual de resolver problemas. Como fui promovida do “só olhar” pra “comprar de vez em quando”,  trouxe o moço pra casa.

Seu autor é o consultor Den Watanabe  que trabalhou durante seis anos na McKinsey & Company, que é uma firma de consultoria empresarial. Durante esse tempo seu trabalho era orientar corporações do mundo inteiro a  resolver seus problemas. Depois desse tempo dedicado a ajudar grandes empresas ele decidiu que era hora de ensinar as crianças japonesas a resolverem seus problemas de um jeito descomplicado. Segundo ele, se conseguisse isso ajudaria na formação de cidadãos capazes de “assumirem a responsabilidade por sua própria educação e moldarem suas vidas.”

E foi com esse pensamento que ele escreveu o Curso, usando uma maneira lúdica e prática, para cativar o público infantil.

Ele foi surpreendido, pois não só as crianças gostaram de suas “fórmulas” mas esse  se tornou o livro de negócios mais vendido em 2007 e um sucesso na comunidade acadêmica e com pessoas feito eu e você.

Dividido em quatro aulas ele apresenta situações em que é preciso planejamento, organização estratégica para tomar decisões e enfim resolver problemas.

Na primeira aula nos fala sobre os Solucionadores de Problemas onde trás o peril de cinco tipos de pessoas, são eles Dona Suspiro, Sr. Cri-cri, Senhorita Sonhadora, Dr. Apressadinho e por fim os Solucionadores de Problemas.  Apresenta a maneira com que cada um desses personagens se posiciona perante os desafios e quais as consequencias de suas atitudes.

Na segunda lição nos são apresentadas as estratégias usadas pela Senhorita Cogumelo, Berinjela e Tofu. Juntos eles formam os Cogumelos Mágicos.

Os três tetaram ter audiência em seus shows mensais durante algum tempo sem conseguir sucesso. Depois que resolveram fazer o diagnóstico das suas atitudes e traçar estratégias de ação se transformaram em um grande sucesso.

Na terceira lição através do desejo de João de comprar um computador em seis meses sem pedir ajuda a ninguém, somos ensinados a dividir um grande sonho em metas menores.

E na quarta e última aula Kiwi analisa os prós e contras de  viver em uma cultura diferente e aperfeiçoar seu futebol na Escola Milão ou Escola Internazionale.

Em cada uma das lições ele nos apresenta como usar a árvore de sim / não, plano de implementação e outras ferramentas de uso simples e prático.

Não vale só ler. Tem que ler e colocar os conselhos em prática.

Mãos a obra!

Beijo pra vc que me visita.

Vivian

2 Responses to "Curso básico para resolver problemas e tomar boas decisões – Ken Watanabe"

Vivian,

só hoje li seu post, que achei muito bom. Apenas gostaria de chamar sua atenção para o fato de que o nome do autor sobre quem você fala é Ken Watanabe e não Den Watanabe, como está grafado lá no início do 4º parágrafo.

Estou estudando esse livro dele agora e posso corroborar suas impressões a respeito.

Abraços.

Alberto Costa

Oi Alberto, como vai?
Muito obrigada por sua observação. Foi realmente um erro de digitação.
Agradeço também as palavras pelo meu texto.
Sucesso pra você.

Atenciosamente,

Vivian Antunes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações

dezembro 2011
D S T Q Q S S
« nov   jan »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivo